Espécie endêmica do Parque das Dunas é tema de pesquisa



A incessante busca pela sustentabilidade do planeta gera a necessidade de debates contínuos sobre as questões ambientais, com interação de várias áreas do conhecimento e participação da sociedade.

Nesse cenário encontra-se a pesquisa intitulada "Participação social e espécie bandeira: instrumentos e estratégias complementares à conservação de um Parque Estadual em área urbana", no caso, o Parque Estadual das Dunas do Natal / RN. O estudo é realizado pela Jornalista, Tecnóloga Ambiental e mestranda do Programa Regional de Pós - graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA / UFRN, Daisy do Carmo Sousa, orientada pela profa. Dra. Eliza Maria Xavier Freire, Bióloga docente do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia e do PRODEMA / UFRN.

A pesquisa visa à interação entre Comunicação Social e Conservação Ambiental, priorizando a participação social como forma complementar no processo de conservação. Objetiva Avaliar a percepção ambiental e possível inserção da comunidade que mantém relação direta com o Parque Estadual das Dunas do Natal / RN no processo de conservação, utilizando uma espécie biológica como bandeira.

Trabalha-se com a proposta de utilização da espécie endêmica do RN e principalmente descrita para o Parque, o lagartinho-de-folhiço, como bandeira. Espécies-bandeira são aquelas que por razões ecológicas ou sociais, são valiosas para entender, proteger e conservar ambientes naturais.

Coleodactylus natalensis, o lagartinho-de-folhiço, é uma das menores espécies do mundo, a menor da América do Sul e endêmica da grande Natal. Esta espécie foi descoberta e descrita recentemente, quando foi considerada endêmica do Parque das Dunas de Natal, onde vive no folhiço sombreado da mata interdunar. Atualmente tem uma distribuição muito restrita a remanescentes florestais da grande Natal, onde é encontrada apenas em folhiço sombreado da mata mais preservada. Portanto, esta distribuição restrita a remanescentes de mata da grande Natal, muito provavelmente relacionada ao caráter umbrófilo (viver na sombra) desta espécie, são indicativos de uma espécie bioindicadora da qualidade ambiental, uma vez que depende de áreas sombreadas de floresta.

Nosso lagartinho, espécie bastante vulnerável e sensível a ação do homem, conhecido internacionalmente como "Natal pygmy gecko", é considerado, em catálogos turísticos, como uma das razões para se conhecer a cidade do Natal.

A pesquisa baseia-se em exemplos bem sucedidos, como a utilização do Mico-leão-dourado simbolizando a conservação da Mata Atlântica. Situação esta que promove a inclusão da Mata no contexto da formação da identidade da sociedade.

Espera-se, com a pesquisa, que a inserção da participação social como forma complementar de gestão desta Unidade de Conservação, bem como a implementação de uma espécie-bandeira, possa promover a devida preservação desta espécie, das demais que habitam o Parque e do próprio Parque Estadual.



Por Brunno Martins:

Nessa primeira postagem eu quis compartilhar com vocês esta matéria que achei muito interessante no site do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN). O projeto citado na matéria acima é de grande importância não só para a cidade de Natal, mas para a humanidade, pois trata-se da conservação do Parque das Dunas.


Para quem ainda não conhece o Parque eu recomendo que visite o quanto antes, com certeza você não irá se arrepender ao se deparar com a beleza natural que é um pedaço da Mata Atlântica em meio à área urbana.

Mas o que me chamou atenção nesta matéria foi a existência do Coleodactylus natalensis, o lagartinho-de-folhiço que é somente encontrado aqui e é um indicador da qualidade ambiental. Pena que a população animal do Parque das Dunas vem reduzindo, isso pela proximidade com a área urbana e a ação predatória. A Promoção da preservação desta espécie, bem como a participação social são fatores importantíssimos que não devemos esquecer, para o bem das espécies, do Parque e da sociedade.

4 comentários:

Alberto Oliveira disse...

É muito importante preservamos o verde, e claro, começando pela da nossa cidade lol Parabéns pelo blog brunno, tá show o banner e o blog!;D

GG. disse...

Putz... falando do post. O trabalho do IDEMA é otimo... já conhecia o trabalho deles. E quanto ao BLog... Sempre soube que B. tinha talento...
Aqui é GG. apoiando o Parada Ecológica

Anônimo disse...

Binho, nem preciso mais dizer que o blog ta lindo né?
Aquela mãozinha *_*

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]La mejor web sobre ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]