Novos empreendimentos apostam na ecologia

A preocupação com o meio ambiente chegou à mesa dos corretores imobiliários. Em São Paulo, cresce o número de casas e apartamentos criados com cuidado ecológico.
Uma construtora lançará no mês que vem um condomínio que promete respeitar a natureza, apesar de reunir mil pessoas em suas quatro torres.
“Acreditamos que nosso papel seja um papel de melhoria da qualidade de vida das pessoas e a gente usou um processo industrial pra viabilizar um custo acessível”, afirma Luiz Fernando do Valle, presidente da construtora.

Todo o esgoto dos 400 banheiros será tratado dentro do próprio condomínio e usado de novo nas descargas; a água da chuva também será coletada para regar a futura horta; cuidados que podem economizar em até 30% as despesas do futuro condomínio
Novos hábitos

Cuidados como esse, até agora mais comuns em empreendimentos de alto padrão, já chegam uma variedade maior de condomínios. Em outra unidade que começa a ser vendida no centro de São Paulo, o respeito à natureza está em toda a parte: tem churrasqueira sem carvão, torneiras com temporizador e até usar energia solar para a iluminação das áreas comuns.

O síndico de um empreendimentos de alto padrão lembra que não basta ter os equipamentos ecologicamente corretos. É preciso saber usá-los. “Tem que ter uma cultura, uma educação, constante treinamento dos proprietários e dos seus funcionários, porque a torneira verde fica ao lado da torneira normal e a água sai das duas torneiras”, diz Robert Schäfer.

Nem tanto

Segundo pesquisadores de arquitetura e urbanismo, todo cuidado com a natureza é importante e bem-vindo. Mas é preciso tomar muito cuidado com as promessas "verdes" para que elas não sejam meros chamarizes na hora da venda do imóvel. E em empreendimentos onde vai viver muita gente, não basta tomar conta da ecologia só do lado de dentro dos portões.

A pesquisadora da Universidade de São Paulo lembra que grandes conjuntos residenciais sempre causam impacto na cidade, mesmo incorporando as últimas novidades ecológicas. “Sustentáveis, de forma geral, eles não são. Eles têm algumas características que são desejáveis pra você diminuir a sua agressão ao meio ambiente de forma individual”, explica a urbanista Luciana Travassos.


Fonte: Gazeta Online





Por Brunno Martins:

A Proposta de empreendimentos que apostam na ecologia tem sido modelo não só para o Brasil, mas para o mundo. Em meio a tanta degradação do meio ambiente, uma obra como essa se sobressai em meio a outras comuns, pois há toda uma preocupação com o meio ambiente, com a reutilização da água, a captação da água da chuva, o uso da energia solar entre outras formas que promovem ainda mais o respeito a natureza.

Um fator importante é que a preocupação com o meio ambiente não deve ficar somente do lado de dentro do condomínio, mas que essa iniciativa sirva para tomar proporções maiores no bairro, na cidade, em todo o país.

Os quesitos em relação às normas do condomínio devem ficar claras a todos os moradores, pois nesse projeto a alavanca maior é a unidade das pessoas com o propósito de viverem em um espaço ecologicamente correto, ou seja, não serviria se 10, 30, ou 50% dos moradores cumprissem realmente com seus deveres diante do projeto, e outra parte não apoiasse.

0 comentários: